A popularidade deste prato, que em origem era uma comida de pescadores, ultrapassou a fronteira regional, se conhece e prepara em toda a Espanha.A base é um caldo de peixe e prepara-se como uma paella, substituindo o arroz pela macarrao ( Consultei o dicionário e aparece o nome de: fideú ou aletria)
1 litro de caldo de peixe 200 gr. de lagostim 200 gr. de camaroes 250 gr. de pacamao ou garoupa 100 gr.de sépia 400 gr. de fideú ou aletria (curtos e grossos) 100 gr. de tomate 2 dentes de alho 1 xícara de azeite Salsinha picada, limao e pimentón picante ou dôce Uma paellera de 40 cm. de diâmetro ( frigideira própia para fazer paellas, se nao tiver: uma frigideira grande e o mais baixa possível)
Caldo de peixe:
O pacamao ou a garoupa 1 cebola em pedaços 1 tomate em pedaços 3 colheres de azeite 2 1/2 litros de água Sal e pimentón Dourar a cebola, juntar o tomate, o pimentón, a água, a espinha, sal e deixar cozinhar mais ou menos 40 minutos.
Coar o caldo, reservar e separar a carne do peixe das espinhas e reservar. Fideuá: Lavar e deixar escorrer os langostim e os camaroes, juntar sal. Limpar a sépia e cortar. Descascar o tomate e picar. No morteiro (pilao) amassar os alhos, a salsinha e juntar o zumo do limao.reservar. Na paellera refogar os langostim, os camaroes, retirar e reservar. Refogar na mesma paellera o peixe cozido, as sépias, o tomate e o pimentón. Juntar o caldo e provar de sal. Quando começar a ferver, juntar os fideús (aletria)e os alhos amassados do morteiro, misturar muito bem já que nao poderá mexer mais até secar o caldo. Enfeitar com os loangostins e os camaroes. Deve cozinhar lentamente. Áos 15 minutos, provar se está cozido o macarrao. Retirar do fogo e deixar repousar 5 minutos.