Na 6a feira recebi uma caixinha surpresa da minha querida amiga Carla. Entre outras coisas, ela gentilmente me enviou cogumelos morilles pois sabe que sou apaixonada por eles. Infelizmente, são raros e caros no Brasil, acho que só em SP, no empório Santa Luzia. As meninas da Europa devem encontra-los facilmente. Nas raras oportunidades que tenho de degusta-los, gosto muito de fazer essa receita.
Temperar a gosto um pedaço de filet mignon. Selar bem com um pouco de manteiga ou óleo. Colocar numa assadeira e levar ao forno por 10 a 15 minutos para finalizar o cozimento. Se preferirem carne muito mal passada, não é necessário levar ao forno. Tirar do forno e deixar esfriar. Se quiser, pode preparar de véspera e manter refrigerado até usar.
Recheio: 250g de peito de frango sem osso e picado 120g de creme de leite sal e pimenta a gosto 1 pedra de gelo Colocar os ingredientes no processador até ficar bem homogêneo. Desligar e adicionar pistaches picados, ou alho-porro refogado, ou cogumelos paris refogados (foi o que eu usei).
Abrir massa folhada do tamanho suficiente para enrolar o filé. Cobrir todos os lados do filé com o recheio e enrolar com a massa folhada, cuidando para não deixar falhas para o recheio escapar e nem sobrepor a massa além do necessário para "colar" as bordas. Pincelar com gema batida e levar ao forno até dourar bem.
Molho de morilles 1 cebola pequena picada 1 colher de manteiga 200g de creme de leite 20g de cogumelos morilles (ou qualquer outro cogumelo seco) 200ml de água sal e pimenta a gosto Lavar os cogumelos em água corrente e deixa-los de molho em 200ml de água. Refogar a cebola na manteiga, juntar os cogumelos com a água e deixar ferver até reduzir um pouco do líquido. Juntar o creme de leite e temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar até ferver e servir com o filé fatiado.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.