A boa e velha torta de banana ganha uma repaginada e com poucos ingredientes a mais se transforma num prato requintado. O JH ensina todos os segredos dessa sobremesa para você.
Uma sobremesa fácil de fazer, que pode ser servida quente ou fria e em qualquer época do ano. É a receita que todo mundo quer ter à mão para uma emergência, não é? É aquele quebra-galho que faz o maior sucesso, sempre! E nossos repórteres descobriram um desses "coringas", lá em Fortaleza. É uma nova versão para a torta de banana - que com poucos ingredientes a mais se transforma num prato bonito, delicioso e requintado.
Sim, nós temos banana: 6,6 milhões de toneladas por ano. O Brasil é o segundo maior produtor mundial da fruta - perde apenas para a Índia. Com a fartura no campo, a banana chega ao consumidor a pouco mais de um real o quilo, enquanto a maçã chega a cinco reais.
Saborosa, ela também é muito nutritiva. “É uma fruta completa, tem carboidrato, proteína, em pequena quantidade, mas tem, e potássio, que é importante para prevenir doenças no coração”, afirma Carla Soraia Costa, nutricionista.
E já que é liberada para o consumo diário, que tal inovar na sobremesa? Com poucos ingredientes a mais uma receita simples de bolo de banana vira uma sobremesa requintada. Cremosa, ela pode ser saboreada quente ou fria em qualquer estação do ano.
Daniela incrementou uma receita antiga da família.
A sobremesa leva:
- 1 xícara de farinha de trigo - 1 de açúcar refinado - 3 ovos - 2 colheres de sobremesa rasa de manteiga sem sal - 2 colheres de chá de fermento - 1 lata e meia de leite condensado - 12 bananas fritas cortadas em fatias e salpicadas com açúcar e canela
Modo de preparo:
Na batedeira misture a farinha, o açúcar, a manteiga e o fermento. Os ovos devem ser colocados um a um.
Monte o bolo numa forma untada com fundo removível. Espalhe metade da massa e cubra com as bananas. Faça uma camada caprichada de leite condensado. "Aqui está o segredo da cremosidade, que quando for partir o bolo quando ele estiver pronto vai cair aquele caldinho de leite condensado", explica Daniela.
Depois coloque mais uma camada da massa, bananas, outra camada fina de leite condensado e decore com mais bananas. O bolo deve ir ao forno, já aquecido. Em 35 minutos ele está pronto.
A delícia fica com jeito de sobremesa rústica e, por dentro, tem aquela prometida calda que desperta desejos. "Ela é bem cremosa, bem molhadinha, uma delícia mesmo", elogia Ticiana Russo, estudante. “Por cima ela está com um tostadinho especial, sem contar que banana é minha fruta predileta", elogia Marina de Lourdes Rombaldi, funcionária pública