Para se fazer a picanha virada, antes de virar propriamente a picanha, é bom programar o que será feito como recheio da picanha, e um resultado muito bom pode ser obtido com mistura de Bacon, Mussarela e Lingüiça de alho.
Ingredientes
- Tirar a lingüiça da tripa ( o suficiente para encher uma picanha )
- 2 potinhos de Bacon picado em cubinhos
- 100g Mussarela ( se preferir mais tomar cuidado com o sal da mussarela e do bacon)
Modo de preparo:
Misturar bem o Bacon, a lingüiça e a mussarela, de modo que a mistura fique bastante homogênea, para não ficar muito bacon nem muita mussarela num ponto so.
O objetivo da mistura é que os ingredientes cozinhem a picanha por dentro quando levada ao fogo, desta forma se a mussarela (que solta água) ficar mais concentrada num ponto so, não conseguiremos um cozimento por igual, por outro lado se o Bacon ficar concentrado num lado só uma parte pode ficar perceptivelmente mais salgada que a outra.
Pegar a picanha inteira e descansada sobre a pia ou uma tábua, e na parte mais larga da picanha, com uma faca grande ( de preferência do tamanho da picanha e fazer um corte na picanha, o suficiente para que caiba a sua mão. É importante fazer o corte com delicadeza e precisão, uma vez que você não conseguirá colocar a faca no mesmo lugar depois que tirá-la de dentro da picanha, tampouco poderá furar a picanha no fundo ou rasgar a boca.
Virando a picanha:
Coloque a mão dentro do corte que você fez e vagarosamente vá alargando o corte de modo que permita que você consiga abrir a mão dentro da picanha, o suficiente para você empurrar com a outra mão pelo lado de fora o fundo da picanha de encontro com a mão "aberta" que está dentro da picanha, pois desta forma, você irá segurar com a mão pelo lado de dentro o fundo da picanha, e com a ajuda da outra mão vai virando a picanha pelo avesso (cuidado para não rasgar a boca da picanha.
Colocando o Recheio:
Depois que a picanha estiver virada, vá colocando o recheio, de modo que todo o espaço dentro da picanha seja preenchido, e no final você pode costurar a boca com linha grossa para não rasgar a carne e para que fique fácil de tirar a linha quando a picanha estiver pronta.
Envolva a picanha em 5 ou 6 voltas de papel alumínio salpicando sal grosso e alho por cima da picanha, para que a parte externa não fique sem sal.
Feche bem a picanha com o papel alumínio sem colocar no espeto, no máximo numa grelha de frango, pois o objetivo é que a água fique cozinhando a picanha por dentro.
Leve ao fogo (no alto)por 1 hora e meia, vire deixe assar por mais 1 hora e meia, abra o papel alumínio coloque o restante da aguá que está dentro da picanha num prato ou travessa de abas altas, fatie e a picanha e coloque na mesma travessa e sirva urgente.