70g de açúcar fino - 140g de manteiga - 210g de farinha.
Coloque a manteiga ou margarina em um recipiente. Com uma colher de pau amasse-a tratando de amolece-la, quando estiver um pouco mole acrescente o acucar e bata até ficar com uma cor esbranquiçada. Acrescente a farinha e incorpore com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa. Coloque na geladeira por 30 minutos. Depois abra a massa sobre uma mesa e com ela forre uma assadeira para torta.
Receheio:
creme de confeitero:
1/2 litro de leite - 170g de açúcar granulada - 3 gemas - 50g de maizena - gotas de essencia de baunilha.
Separe a metade do leite e coloque numa panela com o acúcar. Leve esse leite para ferver. Enquanto isso misture na seguinte ordem: primeiro a outra metade do leite, depois a maizena e por ultimo as gemas. Quando o leite levantar fervura jogue de uma vez essa mistura e mexa com uma colher de pau. Quando engrossar abaixe o fogo e cozinhe até perder o saboir da maizena. Esfrie esse creme com uma colher de pau, mexendo e depois coloque sobre a torta já assada.
Por ultimo a geleia de amora:
1/2 quilo de amoras - 370g de açucar.
Coloque numa panela e deixe cozinha até que adquira consistencia de geleia. No caso da amora vai ser mais ou menos 30 a 45 minutos depois que comece a ferver. Para saber o ponto coloque um pouco de geleia em um prato frio, deixe esfriar um pouco e passe o dedo na geleia. O caminho deve ficar marcado. Depois que a geleia estiver pronta coloque sobre o creme de confeiteiro e leve à geladeira.
Essa receita é tradicional do Chile e foi uma amiga que mora lá que me mandou....disse que é uma delícia e que os chilenos não deixam de ter essa iguaria na mesa.
Ainda não fiz, mas, fiquei com muita vontade de experimentar.