Cacau em pó É um tipo de chocolate em pó, cm sabor mais forte, sem açúcar, mais escuro. Ótimo para fazer bolos, é indicado para pessoas que fazem dietas de restrição de açúcar.
Café
Dentro dos frutos da coffea arabica, esconde-se um verdadeiro tesouro: suas sementes, que, depois de serem torradas, moídas e sofrerem infusão, transformam-se no tradicional cafezinho, indispensável à mesa dos brasileiros. O café já foi a principal riqueza nacional, sendo até hoje produto de exportação.
Com o processo de torrefação, o café perde seus ingredientes nutritivos e concentra a cafeína que lhe concede propriedades estimulantes, que age sobre o sistema nervoso central. Seu uso é contra-indicado para pessoas nervosas e para crianças pequenas. Há, no mercado, importados, cafés descafeinado, porém, mais difíceis de encontrar.
Há vários tipos de café, classificados de acordo com sua qualidade e sabor. Escolha o seu preferido experimentando-os. Ao comprar, verifique se estão com os pacotes íntegros, bem fechados, pois perdem o aroma, quando expostos ao ar. Se não consumi-lo em quantidade significativa, compre aos poucos, para que não envelheçam antes do uso. Depois de abrir o pacote, guarde o pó em lata, pote ou vidro bem fechado, em lugar fresco, podendo ser na geladeira. Ao servir-se do pó, cuide para que a colher esteja seca e limpa.
A proporção correta para fazer café é de uma colher de sopa para cada xícara de chá de água. Um litro de água e 5 colheres de sopa de pó de café rendem de 8 a 10 cafezinhos. Cuide para não deixar a água ferver, desligue o fogo assim que começar a levantar fervura, pois, se ferver demais, prejudicará o sabor.
Calda fácil Para fazer calda tipo caramelo, use o açúcar mascavo. Fica "no ponto" mais depressa e com cor mais bonita.
Caldos em Cubinho Os caldos concentrados devem ser usados com moderação. Quando usá-los reduza a quantidade do sal. Ultimamente foram lançados no mercado alguns caldos granulados que dão excelente resultado também, além de ter um aspecto bem mais amigavel.
Canela em pó ou casca É utilizada em pedaços para aromatizar caldas de doces e em pó para polvilhar sobre bananas amassadas, tortas ou arroz doce. Pode entrar também em composições agridoces.
Carne - O fornecedor: escolha um fornecedor, açougue ou supermercado, que seja, principalmente limpo e de confiança. A higiene é uma das principais qualidades requeridas a um comércio de alimentos em geral, principalmente o de carnes. Além disso, mesmo com pouca prática, você pode perceber se o açougueiro conhece os cortes que vende, se é capaz de sugerir diferentes cortes para os pratos que pretende preparar. Preste atenção à hora de pesar, para ver se não coloca contrapesos, ou seja, pedaços de outras carnes, de menor qualidade, às vezes com sebo, para completar o seu pedido. Se isso acontecer, saiba que é contra a lei e você pode, até, processá-lo. O melhor, sempre, é: uma vez que não o atendeu como devia, seu papel como consumidor é abandonar aquele fornecedor e procurar um que seja de real confiança.
- A carne: Verifique se a carne está firme e brilhante. Deve estar úmida, mas não gosmenta. A gordura deve ser clara e firme, a carne deve ser vermelha, nem muito clara, indicando que houve um descongelamento não adequado, nem muito escura, manchada, indicando que a carne já está velha.
- Quanto comprar: É difícil de se calcular quanto cada pessoa comerá em certas refeições, mas, de maneira geral, calcule 175g de carne sem osso, por pessoa, ou 300g de carne com osso. Um bife de contrafilé, de mais ou menos 1,5 cm de espessura, terá esse peso (150 a 180g). Para carnes com osso, calcule 200g por pessoa.
- Preparação da carne: você não precisa lavar a carne, antes de prepará-la, pois, com isso, perderia parte de suas vitaminas e sais minerais. Se adquirir a carne num comerciante que tenha higiene, o cozimento se encarregará da limpeza.
Carne de Búfalo Reduz o Colesterol
A Carne de Búfalo: Contém -50% de Gordura; -40% Colesterol e +27% de Proteína, recomendada por médicos Endocrino, Gastros, Cardiologistas e Cirurgião de Plástica e Alergistas. No EUA este tipo de alimento é saudavel para pessoas com problemas de obesidade, hipertenso, diabéticos, alergias e com problemas de digestão. Além disso é recomendada para animais (cães e gatos) com problema de alergia, digestão e dietas rigorosas. Pelo fato de ter um baixo teor de gordura e colesterol o FDA considera que a Carne de Búfalo é 2º alimento que deve ser consumido depois do peixe. Coloco-me à disposição para maiores informações.
Carne de capivara Para que a carne não fique com o sabor forte, mergulhe-a por duas horas numa solução de agua com bicabornato de sódio
Carne de Porco Assim como a carne bovina, a carne de porco também é dividida em diversos cortes, cada um com sua utilização em diferentes pratos. A carne suína, geralmente, é macia, podendo ser assada, no forno ou na churrasqueira, cozida ou frita. Nesse último caso, convém que se frite muito bem para evitar a tênía, que é adquirida pelo consumo de carne de porco crua ou mal cozida. Alguns cortes de carne de porco exigem que retire o excesso de gordura.
Cortes:
Pernil: é a perna traseira do porco. Geralmente, é servido assado ou em forma de presuntos, mas presta-se também, quando cortado em pedaços ou bifes, à fritura.
Paleta: é a perna dianteira do porco, geralmente com mais nervos e menor que o pernil.
Lombo: excelente para assados, o lombo é o dorso do porco.
Carré: lombo com ossos, incluindo as costelas. Pode ser utilizado num belo assado.
Costela: Inclui dois outros cortes: a costelinha e a costela do vazio. ´Também é conhecida por entrecosto. Fica ótima frita, assada ou grelhada.
pé: utilizado na feijoada e outros pratos, possui nervos, devendo ser cozido por muito tempo.
joelho: como o pé, possui nervos, devendo ser bem cozidos. Usado na preparação do Einsbein, alemão.
Barriga: parte gordurosa de onde é extráida a banha. Usada para fazer torresmos, localiza-se na parte posterior da costela.
Como comprar:A carne de porco deve ser rosada e firme ao toque, sua gordura, bem branca e firme.
Carne para bife Escolha do Corte Para o bife de uso diário, são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contrafilé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios. Para dias especiais, os bifes de filé mignon, de longe, a carne mais macia, mas também a mais cara, custando o dobro do contrafilé. Observe bem a gordura da carne, antes de comprar. Deve ser clara. Se estiver amarela, o animal era velho e a carne será dura, qualquer peça que adquira.
bifes de contrafilé: são fáceis de reconhecer, pois possuem aquela gordurinha cobrindo a maior parte de um dos lados. Temos como variação desse corte, o T-bone steack, que tem um osso em forma de T atravessando-o. Nos açougues também encontramos as bistecas ou chuletas que são meios t-bones e servem, perfeitamente para bifes, apesar de serem cortes mais para churrascos.
Bifes de alcatra: É um corte grande e terá que recortá-los para adequá-los às suas necessidades. Carne magra e saborosa.
Bifes de patinho: também é um corte grande, dependendo de ser recortado no tamanho necessário. Geralmente, é mais indicado para bifes à milanesa (bem finos), enrolados e outros que, depois da fritura, sejam cozidos. Com a onda light, entretanto, seu uso mudou significativamente, porque é uma carne magra, apesar de mais rija. Não tem sabor marcante.
Bifes de coxão mole: São grandes, também. Um pouco mais macio que o patinho, muito saborosos. Possui gordura entremeada à carne.
Bifes de filé mignon: São, geralmente retirados da parte mais fina do filé mignon. São os mais macios, mas, em compensação, não os mais saborosos. O que lhes dá o sabor é o molho que os acompanhará. Da parte mais larga da peça, também pode cortar os bifes, mas faça-o perpendicularmente ao sentido das fibras e depois achate-o para tomar o formato, com as mãos.
Não use martelo para achatar ou amaciar os bifes, pois, ao romper as fibras, prejudica-se o sabor e a textura da carne.
Carnes para assar de panela Lagarto: peça cilíndrica, especial para rosbifes e assados de panela, de fibras longas. Seu formato facilita o rechear, bastando, para isso, furarmos o centro da peça com uma faca de ponta. Seu defeito é ser uma carne muito seca, por esta razão, fica melhor lardeada com bacon. É vendida em peças com 1,2 kg.
Coxão mole: também é utilizada para bifes, pois é macia. A peça é grande e costumamos adquiri-lo aos pedaços, conforme necessitarmos. Para 4 pessoas, 700 g é uma boa quantidade. Também conhecida como chã de dentro.
Coxão duro: conhecido também como chã de fora, é necessário amarrá-lo, para não perder a forma na hora de assar, devido possuir fibras curtas. Para 4 pessoas, a mesma quantidade do coxão mole.
Fraldinha: é um subproduto da alcatra, uma das peças que a compõe. É meio dura para o churrasco, apesar de saborosa, mas, na panela, cozinha rapidamente e fica muito boa.
Além desses cortes, para assar de panela, podemos usar as carnes de segunda, mais baratas e muito saborosas. Como diminuem de tamanho ao cozinhar, calcule entre 200 e 250 g por pessoa.
Acém: muito saborosa, macia, boa para assados e ensopados. É vendidas em pedaços, com cerca de 800 g
Capa de filé: tem muitos nervos e vai demorar para assar, mas compensa, pois é muito bom de sabor.
Braço e ponta de agulha também são utilizados para esse fim, sendo ambos mais rígidos, com mais nervos. O braço também é chamado de pá ou paleta.
Casca de laranja Quando descascar laranjas, aproveiteas cascas secando-as ao sol ou no forno, pois são ótimas para serem usadas como aromatizantes nas mais diversas preparações (no frango, suflês, omeletes, bolos, etc.)
Cascas de abacaxi Não jogue fora as cascas de abacaxi. Dão um suco delicioso.