6 mini aboboras japonesa 250 gramas de carne sêca 1 cebola grande 2 dentes de alho 1 pimentão em tiras cheiro verde a gosto oleo,pimenta e sal a gosto
modo de fazer: abra um tampo na mini abobora,reire com uma colherzinha as semnetes,leve ao fogo com agua e sal para cozinhar(cuidado..pis cozinha rapido) a parte dessalgue a carne sêca, e leve a panela de pressão para cozinhar com agua..depois de cozida.escorra e desfie a carne..coloque uma vazilha com oleo no fogo..pique o dente de alho,pique a cebola em rodelas e leve a esa panela para murchar,acrescente a carne sêca desfiada,deixe tomar gosto.conserte o sal,acrescenteo cheiro verde ,o pimentão,a pimenta(a gosto) misture muito bem..deixe esfriar e coloque dentro da abobora...fica uma delicia..sirva com arroz branco e salada verde.
obs:olha gente..eu não conhecia essa minis aboboras..a não ser de revistas e sites americanos...como faço comprar no Ceagesp..vi,sabado..e..achei lindas..e..comprei para experimentar..embora fossem caras..essas 6 aboboras..mas..vale a pena a presença que elas tem..acho que com o tempo..vão ficar baratas.(acredito eu!rss).tambem tem mini abobora moranga!!coloquei a receita aqui..para que todos vissem..talvez todos conheçam..eu fiquei encantadas.. com as pequenas aboboras deliciosas..e..fiz assim...
Li: adorei!! sou apaixonada por mini-abóboras.. não sei se vc chegou a ver algumas fotos da Carla no beltrano com várias mini-abóboras recheadas, inclusive do tipo italiano, só que redondinhas... ela me mandou sementes de vários tipos, mas infelizmente, nenhuma delas se desenvolveu.. estavam muito bonitas e floridas, mas acho que o calor excessivo desse verão fez com que elas morressem, tadinhas. Como sobraram algumas sementes, vou plantar novamente na primavera.
Aqui no sul só tem mini morangas, que eu nem gosto muito e tb são muito caras. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
oi Tite..acho que me lembro sim das fotos da Carla no beltrano...pois é menina..achei lindas....mas..são caras mesmo....agora..elas são deliciosas..bem docinhas...e..com o contraste da carne..fica bom.. oi Marnia..obrigado..pode sim fazer com charque...acho que fica ainda mais saborosa..adoro carne de charque..humm..deve ficar bom né?
Li, ficaram lindas essas mini aboboras, vc disse que tem mini morangas, nossa eu adoro morangas ................ hummmmm deve ser maravilhosas as pequeninas.
oi Karina...eu acho que não..eu compro carne sêca aqui e compro tambem carne de charque....a charque é mais dura...e..consserva mais tempio fora da geladeira..já a carne sêca..tem uns pedaços de carne quase crú..sei lá..rsss oi Monica(monipet)..menina..precisa vêr..são tão lindas..fiquei apaixonada por elas...rssssss
Monica: Encontrei um site que tem muitas informações a respeito, inclusive sobre o "jerked beef".. vou postar um trechinho mas vale a pena ler o artigo completo, que tem links tb para outros artigos e receitas: http://www.sic.org.br/charque.asp
Carne Seca, Carne de Sol e Charque. Qual a Diferença?
A diferença reside basicamente na técnica de preparo. Todas são feitas com carne bovina, sendo que a carne de sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados. Como exige um clima muito seco, o preparo da carne de sol só é possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. A secagem é rápida, formando uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne úmida e macia. Dos três tipos de carne desidratada, é a que cozinha com maior rapidez.
Já a carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá (do tupi yaba ou jabau, que significa fugir, esconder-se), é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação.
O charque, típico da região Sul do Brasil (o nome vem do dialeto quíchua xarqui, língua dos índios que habitavam a região dos Andes), é preparado de modo similar ao da carne seca. O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade.
FONTE: Sadia
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Oi Tite, muito obrigada pela explicação ........... voce como sempre muito prestativa e nos socorre sempre em nossas duvidas ............ rsrsrsrs
Vc acredita que eu imaginei que a diferença estivesse no tipo de carne? Ja escutei tantas coisas absurdas que uma epoca eu somente comprava o charque devido saber de onde era a procedencia do Jaba.
Mas ainda bem que existe a Tite para nos ajudar e esclarecer as mas informações.
Mônica e Karina: vcs é que são sempre muito queridas.. e sabem que é sempre um prazer quando posso ajudar.
Para ser sincera, eu pesquisei esse assunto há uns dois anos, quando estava na faculdade. Até então, eu achava que era somente uma questão de nomes diferentes para cada região do país e aí descobri as diferentes técnicas de preparo.
Aqui no sul eu prefiro comprar jerked beef (aquele empacotado à vácuo), pois o charque daqui é salgado demais até no preço e de péssima qualidade, é raro encontrar um bem bonito. Já o jerked beef é de melhor qualidade, geralmente se encontra com carne de dianteiro e traseiro e costuma custar um pouco menos que o charque. Acho que até tenho uma receitinha caseira bem facinha.. hehe.. se quiserem, depois eu posto. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite querida..deu um banho de explicação..so agora vi todas!!forum do receitas é pura cultura!!!!que bom!!!eu sabia..rss..mas..não sabia explicar..beijos amiga..li
Oi Tite, posta sim a receitinha caseira que vc tem.
Aproveitando seus conhecimentos, vc sabe a receitinha de como fazer uma carne que dizem ser estilo a carne seca só que é curtida na água com bastante tempero durante dias e depois podemos preparar de qualquer forma pois fica com gosto de carne seca, uma vez eu comprei so que nunca + encontrei a pessoa que fazia e vendia e olhando a receitinha da Li lembrei dessa carne pois deve ficar otima com abobora.
Penso que dá para adaptar essa receita com temperos, do jeito que vc quer. Postei essa pois sei que muita gente fez e gostou, mas tem muitas outras, inclusive do Globo Rural: http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTC0-4373-137118,00.html Aqui os temperos vão depois, na hora de assar a carne.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
No fim de semana que passou fiz essa abóbora com a minha mãe que estava aqui passando uns dias.
Algumas modificações: 1º não usamos mini-abóboras e sim uma média. 2º nao cozinhamos antes, só abrimos a tampa, tiramos as sementes e recheamos, embrulhamos do papel aluminio e levamos ao forno. 3ª o recheio foi a carne seca desalgada na panela de pressão, depois refogada no alho, cebola, cheior verde, pimentão. Um pouco de nata e queijo coalho no ralo grosso e um tantinho de gengibre ralado.
Espetáculooooooo!!!! A abóbora ficou bem molinha por dentro, e o gengibre dá um toque ´divino!!!!!
Oi Iliane, ontem inventei de fazer uma festinha de hallowem para minhas meninas adorei suas abobrinhas e tentei fazer a minha tbm. Como era teste, fiz somente uma, mas acredite nao sobrou nadinha.. Ao invez da carne seca usei recheio de frango e legumes Cozinhei antes a abobora por uns cinco minutinhos coloquei o recheio, embrulhei em papel aluminio e levei ao forno por 20 minutos Deliciosa, vou fazer depois com carne seca, pois adoroooo
Também resolvi aproveitar a idéia,mas usei a moranga pequena.Ficou gostosa e um prato bem diferente.E coloquei requeijão por cima ficou muito bom.Obrigada Iliane por essa receita deliciosa.