1 colher de chá canela em pó 1 colher de chá erva doce Sal q.b. ½ litro de leite 3 ovos 100 gr de açúcar 40 gr de fermento de padeiro 200 gr de margarina 1 kg de farinha de trigo
Comece por dissolver o fermento num pouco de leite morno, de seguida junte-o a 200 gr de farinha e faça uma massa. Deixe levedar. Trabalhe a restante farinha com os ovos, o açúcar, e o leite, até obter uma massa muito leve. A seguir junte a margarina, o sal, a erva doce e a canela. Trabalhe muito bem a massa, e por fim adicione a massa que estava a levedar. Amasse tudo até a massa se descolar das mãos e do alguidar. Cubra com um pano e deixe levedar 2 a 5 horas em local aquecido. Findo esse tempo divida a massa em bolas, achate-as, e sobre cada uma coloque 1 ou mais ovos cozidos. Prenda os ovos com tiras de massa. Pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente a 200º C.
aqui têm um exemplo de foto deste bolo que retirei da net
Tite... tb existe o folar salgado mas o mais conhecido é esse... o ovo coloca-se tb mas há certas regiões do país em que preferem fazê-lo sem o adicionar. Eu pessoalmente prefiro sem o ovo.
É uma receita que já atravessa muitas gerações e tem tendência a desaparecer... a minha mãe ainda faz à maneira antiga... tal como vê nas fotos. Mas agora como há tantas receitas que superam o singelo folar, agora nem todos o fazem.
Mas achei interessante essas fotos e por isso partilhei... fez-me relembrar momentos de minha infância
Oi Romy, voce tem a receita do Pão Folar Salgado, a minha sogra procura essa receita que lembra a infancia dela, pois a avó portuguesa fazia, mas não deicou a receita...
tenho esta receita do norte de Portugal (a minha sogra é de lá)... já comi e é uma delicia ... apesar de não fazer este na altura da Páscoa. Espero que lhe agrade pois como deve saber as receitas Portuguesas são bastante ricas na quantidade de ovos. Tanto nas receitas salgadas como doces.
Folar de Valpaços
Salsa 1 linguiça 200 gr de presunto (presunto defumado) 1 salpicão 1 frango assado 50 gr de fermento de padeiro (fresco) 100 ml azeite 150 gr de banha 150 gr de margarina 1 gemas de ovo (para pincelar) 12 ovos 1 kg farinha de trigo
Peneirar a farinha de trigo, juntar sal e colocá-la num recipiente abrindo um buraco no centro. Deitar 50ml de água morna. Com as pontas dos dedos vai-se envolvendo a farinha de maneira a que a água seja absorvida por ela.
Vai-se juntando os ovos um a um, deixando que a farinha vá envolvendo os ovos. Sempre colocando os ingredientes no centro da farinha.
Numa panela deitar a banha, a margarina e o azeite e deixar derreter no fogo. Juntar as gorduras e levar a derreter sobre fogo brando. Juntar à massa e trabalhar tudo adicionando a quantidade de água necessária para se obter uma massa fina.
Sovar muito bem a massa até desgrudar do recipiente. Na superfície da massa deve aparecer umas bolhas, isso é sinal que está no ponto.
Colocar o recipiente bem tapado num local aquecido e deixar crescer até dobrar de volume.
Partir as carnes em pedaços pequenos e reservar.
Quando a massa tiver crescido, dividi-la em 3 partes. Numa assadeira deitar uma dessas partes e rechear com metade das carnes, cobrir com outra parte de massa e colocar novamente, o restante das carnes. Por fim cobrir com a restante massa. Deixar crescer novamente até aparecerem bolhinhas à superfície. Pincelar com a gema e levar a assar em forno bem quente mais ou menos durante 40 minutos.
muitoooooo obrigada!!! Parece ser muito bom, graças a você irei conquistar a minha sogra de vez...hahahahaha Vou ver se eu faço na sexta feira que vem e levo para ela a noite, irei postar depois as fotos aqui,tá!