Essa receita eu aprendi no curso que fiz no Senac. Hoje eu fiz 1/2 receita, rendeu o suficiente para 3 pessoas almoçarem (prato único) e adoraram.
Tive que acrescentar um pouco mais de farinha, talvez meia xícara e fiz recheado. Em vez de pegar a massa, fazer rolinhos e cortar, passei farinha nas mãos, fiz uma bolinha, achatei, coloquei requeijão no meio, fechei de novo e voltei a fazer a bolinha. Perfeito!
1 kg de batatas cozidas, amassadas e frias 2 ovos 1 colher de sopa de margarina 2 colheres de sopa de queijo parmesão
Massa 2 copos de requeijão de leite ou um de leite e um de água 2 colheres de sopa de margarina 2 colheres de café de sal 2 copos de requeijão de farinha de trigo bem cheio
Preparo da massa Colocar em uma panela o leite (ou leite e água), a margarina e o sal. Levar ao fogo para ferver. Retirar a panela do fogo e adicionar a farinha no caldo fervente. Misturar bem e voltar ao fogo mexendo sem parar por dois minutos. colocar sobre a mesa e deixar esfriar mexendo sempre para não criar casca.
Misturar as batatas com os ovos, a margarina e o parmesão. Amassar bem e acrescentar a massa já fria. Misturar tudo, amassando bem, até ficar homogêneo. Fazer rolinhos, cortar e cozinhar em água fervente com sal e óleo. Colocar pequenas porções. Assim que flutuarem, retirar, colocar em uma vasilha e cobrir com molho.
* Não usei água, só leite. * 1 copo = 200 ml * Molho fiorentina (com espinafre)
-- Edited by admVanessa at 11:57, 2007-08-05
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
A massa desse nhoque fica mais firme, acho que é pq a farinha é cozida antes... Normalmente só se mistura os ingredientes e cozinha ao final na água quente e aqui não.
O fato é que teremos esse prato por aqui de novo! hehe
Vanessa
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Nossa parece ótimo. pena q eu nw acerto fazer nhoque. ha 1 anos atraz. quando eu comecei fazer as coisas para vender. umas das primeiras clientes fez um encomenda enorme de nhoque. nossa nw acertei. fiz varios teste. varias tentativas. ate q desisti. rsss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
nossa vou tentar sim. ja ouvi falar sobre a batata. tem algumas batatas q são mais aguada parece. mas aqui é complicado para descobrir o nome de cada batata rsss entw vai qualquer uma q tem vendenco rsss. mas assim q sobrar um tempinho vou tentar fazer esta receita. vamos ver ne. bjs muito obrigada.
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Hummmmmm........adoro nhoque e principalmente quando vou tirando da água já vou beliscando também.Uma vez eu fiz e joguei manteiga por cima e queijo parmesão.Parece sem graça,mas ficou muito bom. Quanto à batata aqui no Japão a mais enxuta é uma compridinha.Ótimo para colocar no risoles,coxinha,pães,fazer purê.......é bem mais sequinha que as outras.A massa cozida fica bem macia e não desmancha. Mas tem uma dica que vi na tv ,já fiz e deu certo.Amassar a batata ainda quente e depois só usar depois de fria ou gelada.Acrescente um pouco de farinha e sal apenas,corte e jogue na panela com água fervente.A massa fica bem leve.Só que prefiro a tradicional mesmo com farinha na medida certa.E prá não fazer muita sujeira coloco num saco de confeitar e vou cortando os pedaços com a parte mais grossa da faca direto na água.
Eu fiz de novo! E desta vez, mais do que nunca, inspirada no Nhocão como eu gosto do restaurante Manggiare Felice (tem em Curitiba e Camboriú)... Sempre que vou nesse restaurante peço esse nhocão. Nada mais é do que um nhoque grande, recheado com queijo, muiiito queijo com um molho de tomate misturado com requeijão (parece...) e gratinado com muiiito queijo.
O que eu fiz é mais modesto, pelo menos na quantidade de queijo!
Fiz a receita normalmente. Na hora de abrir as bolinhas tive que acrescentar um pouco mais de farinha pq a massa estava grudando nas mãos. Esse pouco mais deve ter sido 1/4 de xícara (fiz meia receita).
Fiz a bolinha, achatei, coloquei um pedacinho de queijo e outro de peito de peru e voltei a fazer a bolinha. Coloquei na água fervendo até boiar. Retirei da água e coloquei em um refratário untado.
Para o molho eu refoguei na margarina cebola, tomate, pimenta, alho ... Acrescentei um pouquinho de polpa de tomate, cheiro verde e umas duas colheres de sopa de requeijão.
Espalhei por cima do nhoque e levei ao forno. Affffff ...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Uau! dos deuses.. hehe.. adoro massas recheadas, especialmente nhoques. O nhoque de mandioca feito dessa maneira tb fica muito gostoso. Vc já experimentou?
O Manggiare Felice é aqui pertinho de casa.. só que nunca fui lá!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, Antes de escolher essa receita eu dei uma olhada naquele nhoque de semolina que vc postou... mas faltava ingrediente então acabei fazendo esse mesmo.
Com mandioca eu nunca fiz ... acho que é pq eu precisaria me programar. Batata sempre tenho em casa, mandioca não..., só compro quando vou usar mesmo.
Quanto ao Manggiare... não posso dizer que é a melhor massa do mundo, mas é gostoso, o atendimento é bom e as porções servem bem duas pessoas, o que faz muita diferença quando a conta chega.
Em uma das vezes que eu fui lá... e comi o nhocão... eu falei alguma besteira para o garçom, algo como "estaria melhor se eu soubesse fazer", coisa assim. Sabe o que ele me respondeu? Que era para eu ir lá durante a semana, procurar não sei quem, que esse não sei quem ia me deixar ver o cozinheiro fazer...
Nem me animei, pq eu não ia ter cara para chegar no meu chefe e falar que tinha que ir ali no Manggiare aprender a fazer nhoque às 15h!!!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa: aquele de semolina é o mais fácil de fazer, por isso mesmo é dos meus preferidos.. hehe.. nada de descascar batatas/mandioca, amassar, etc. e não precisa cozinhar novamente em água depois de recheados. O único senão é o preço da semolina (acabei de ver no angeloni.. lá é um absurdo, quase 10 reais o kg).
Poxa, que simpáticos aí em Curitiba! Já ouvi reclamações do atendimento aqui em Balneário. Em compensação, quando fui no Beto Batata (o original), atormentei o garçom durante todo o tempo que estive lá para arrancar poucas informações sobre a batata suiça.... na 2a vez, não tive dúvidas! sentei quase dentro da cozinha e fiquei observando o cozinheiro.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite: eu conheço o Mangiare Felice. Uma das vezes que fui (acho que estava faminta) achei a melhor coisa do mundo, já nas outras vezes, gostei apenas. Perto de sua casa é? Menina, vc mora perto do fervo....eheheheheh, no verão duvido que vc durma à noite...
Dona Vanessa: você ficaria de castigo na cozinha se eu provasse esse seu prato....teria de fazer toneladas para contentar a família aqui....eheheheheh. FICOU DIVINO GAROTA!!!!!
Oi Grazi, a primeira receita ela recheou sim, eu tb fiz, olha só o que está escrito na receita :
Em vez de pegar a massa, fazer rolinhos e cortar, passei farinha nas mãos, fiz uma bolinha, achatei, coloquei requeijão no meio, fechei de novo e voltei a fazer a bolinha. Perfeito!
Eu não sei se na região de vocês nhoque recheado é comum... parece-me que não. Esses tempos um primo esteve por aqui e ficou encantado com o nhoque recheado. Disse que vai voltar à Curitiba para comer... eheheh. Recebi uns amigos aqui há alguns dias e ... não conheciam também!
Nos supermercados já vi junto às massas frescas, mas NÃO gostei. Achei com pouco recheio e mais duro.
Então... continuo fazendo.... e fazendo sucesso!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Aqui as pessoas costumam fazer em casa mesmo... em restaurante é difícil ter recheado. Eu sou bem chatinha para comer massas fora de casa. Aqui todos enchem a boca para falar da Cantina Liliana e eu detesto! O nhoque deles é de farinha, ninguem merece... o da minha vó dá de mil a zero. rsrsrs
Vou colocar essa receita na lista para fazer nas férias.... =)