Publicação: 18/08/2004 Nota dos leitores (1 a 5): 4.5
A oliveira tem sido uma das bases da agricultura nos paises Mediterrâneos com um grande significado econômica e social. O derivado do óleo da fruta é classificado em diferentes categorias dependendo de sua qualidade, sendo o maior expoente o chamado azeite de oliva puro que possuem inquestionáveis benefícios para a manutenção da saúde e, também, na prevenção de doenças. E mais: ajuda em uma melhor evolução quando a doença já está instalada, como foi demonstrado pelos pesquisadores do Serviço de Farmácia do Hospital La Inmaculada, na Espanha publicada em 2004.
Existem alguns estudos que provam estes benefícios do azeite de oliva em algumas doenças como o câncer, especialmente, o de mama, estômago, cólon, endométrio e o de ovário. Não é só isso: ajuda no tratamento da úlcera péptica e melhora a mobilidade vesícula, na liberação das substâncias indispensáveis na digestão das gorduras.
Outro benefício é a diminuição do risco do aparecimento e do agravamento da artrite reumatóide. Para completar o consumo de azeite de oliva é indicada para os diabéticos, pois aumentam a sensibilidade à insulina e diminuem a pressão sangüínea.
Fonte
Resumo obtido do artigo publicado pelos pesquisadores Zamora Ardoy MA; Báñez Sánchez F; Báñez Sánchez C; Alaminos García P. Aceite de oliva: influencia y beneficios sobre algunas patologias. An Med Interna; 21(3):138-42, 2004.