Login de Membros
Nome 
 
Senha 
    Lembre-me  
Post Info TOPIC: CONGELAMENTO DE ALIMENTOS


Assistente de Chef de cozinha

Estado: Offline
Mensagens: 5475
Data:
CONGELAMENTO DE ALIMENTOS
Link permanente  
 



CONGELAMENTO DE CARNES


 



    Você pode congelar todo e qualquer tipo de carne crua, em pedaços, em bifes, moída, etc., e os seus derivados, como salsichas, lingüiças, etc. - Para um perfeito resultado, basta aplicar as seguintes regras:



    1 - Usar embalagens bem feitas, usando papel filme, papel alumínio, sacos plásticos, vasilhas com tampa, etc.



    2 - Cada embalagem deverá conter a quantidade necessária para uma preparação.



    3 - A carne crua, antes do congelamento, não deve ser lavada nem temperada.



    4 - Prepare a carne crua para congelamento, de conformidade com os seus cortes, seja em pedaços maiores ou menores, ou em bifes que podem ser amaciados com o martelinho próprio.



    5 - Os bifes devem ser envoltos um a um em papel filme: coloque um bife, dê uma volta ao redor do mesmo com o papel filme, coloque outro bife, dê outra volta de papel, e assim sucessivamente até atingir a quantidade de bifes que você julga necessária para uma refeição. - Em seguida, envolva o pacote de bifes com papel alumínio, coloque uma etiqueta identificando o conteúdo e a data em que foi feito o congelamento, e acondicione esse pacote em um saco plástico.



    6 - Carne moída deve ser congelada em potes plásticos com tampa, ou em sacos plásticos dos quais se extrai o máximo de ar, e devem ser perfeitamente vedados. - O ideal é que a carne seja moída um pouco antes do congelamento, para evitar contaminações.



    7 - Se você congelar bifes empanados, quando descongelar, a farinha que usou para empanar ficará umedecida; o resultado é melhor se você usar esse tipo de preparação para pratos que vão ao forno, do tipo Bifes à Parmegiana.



    8 - Para descongelar carne crua, coloque o pacote por doze horas na parte inferior da geladeira, ou deixe por duas horas em temperatura ambiente. Dependendo do volume congelado, esse tempo pode ser aumentado ou diminuído.



    9 - Lembre-se sempre de que, carne crua, uma vez descongelada, nunca deve ser congelada crua novamente.



    DICAS PARA O CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO DE CARNES



    ENSOPADOS E CARNES DE PANELA: Podem ir diretamente do freezer ao fogo brando, com um pouco de água.



    ROSBIFE: Como é congelado após ligeira fritura, aguarde o descongelamento para ser levado ao forno.



    STROGONOFF: Se você congelou esse prato com o creme de leite, o descongelamento deverá ser feito em banho-maria: se foi congelado sem o creme de leite, pode ser levado diretamente ao fogo.



    CROQUETES, BOLINHOS, HAMBÚRGUERES, COZINHAS, ALMÔNDEGAS, QUIBES:
Devem ser retirados do freezer quinze minutos antes de serem fritos.



    FRANGOS, PATOS E PERUS: Os comprados já abatidos, devem ser congelados na própria embalagem, desde que esta esteja íntegra. - Caso essas aves sejam abatidas em sua casa, depois de limpas devem permanecer por seis horas na geladeira antes do congelamento, para ficarem mais tenras. - Unte a pele das aves com manteiga, para que não fique ressecada. - O processo de congelamento de aves cortadas em pedaços é igual ao da carne crua, e também o descongelamento.



    FRIOS EM GERAL: Salsichas, lingüiças, bacon em pedaços ou fatiado, etc., podem ser congelados na própria embalagem. Se você utilizar apenas uma parte do conteúdo de um pacote de cada vez, embale o restante em papel filme e papel alumínio, sem descongelar.



    VÍSCERAS E MIÚDOS: Se congelam muito bem, e o procedimento a ser adorado é o mesmo usado para a carne crua. - Fígado bovino ou de aves, moela, etc., dão excelentes resultados no congelamento.



__________________

      ""   Milleni ""

millenib.flogbrasil.terra.com.br



Iniciante

Estado: Offline
Mensagens: 1
Data:
RE: CONGELAMENTO DE ALIMENTOS
Link permanente  
 


gostei dos tópicos abordados  a respeito do congelamento, e dou uma esclarecida  a respeito  de alguns intens:
  • As carnes ao serem  congeladas não devem estar expostas diretamente a temperatura de congelamento. para uma melhor conservação usa-se embalagens plásticas  por exemplo, para evitar a "queima" na supérficie da carne, isto deixa esta com aparênçia desagradável  e ocasionando perdas nutritiva se também interferindo no sensorial da carne.
  • Quanto a lavagem e o temperamento antes do congelamento, verifica-seque estes podem interferir prolongando no tempo do abaixamento da temperatura,e ocasionando uma possível entrada de bactérias devido a presença da água que contem minerais dissolvidos  que altera o ponto de congelamento da água presente no alimento  e também contribui para o "araste" das proteinas.
  • Uma vez descongelado, a carne em temperatura ambiente propicia o surgimento ( ou proliferação) de bactérias patogênicas ; e o possivel congelamento  irá contaminar o congelador  ( ambiente interno) e os outros alimentos presentes.


__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard