Login de Membros
Post Info TOPIC: Molho de alho para churrasco


Iniciante

Estado: Offline
Mensagens: 16
Data:
Molho de alho para churrasco
Link permanente  
 


Aplica-se o molho de alho de duas formas em churrasco. Depois da carne já assada, como acompanhamento e assado como tempero, como ao alho e óleo.

Pois bem, vamos a elas:

Base do molho

Óleo
Vinagre
Sal
Alho(aí já depende da quantidade de molho que você quer fazer, mas eu não ponho mais que 3 dentes para pouca quantidade/quantidade mediana)

Modo de preparo

Ponha os dentes de alho no processador, cubra-os com óleo(mais ou menos um dedo de óleo acima deles), ponha pouco sal(pois na carne já vai ter sal) e vinagre, só para quebrar um pouco o ardor que ele proporciona. Processe tudo por mais ou menos um minuto. Experimente para ver se o ardor está proporcional, lembrando que a acidez do vinagre não deve se sobrepor aos demais ingredientes, e sim equilibrar a receita. Adicione água se quiser um molho mais ralo.

Esse é basicamente o alho e óleo que vemos por aí. Normalmente com adição de água para ficar mais ralo e a carne não ficar oleosa.


Dessa base partimos para o molho que é servido como acompanhamento para churrasco.


Ingredientes

molho base(explicado acima)
uma caixinha de creme de leite gelado
maionese caseira( 2 ovos gelados e crus, óleo, mostarda, sal, salsinha e cebolinha verde e 1 colher(café) vinagre)

Modo de preparo
Ainda no processador onde foi feito o molho base, adicione creme de leite e processe o molho com o creme de leite de 3 a 5 minutos, até o sabor do molho agregar ao creme de leite. Ponha na geladeira e reserve. Enquanto isso faça a maionese caseira.

Modo de preparo da maionese caseira:

Ponha no liquidificador os 2 ovos, a mostarda, a salsinha, a cebolinha verde o vinagre e um fio de óleo e bata. Vá adicionando(pela tampinha de cima do liquidificador) óleo em fio exatamente no "olho" do redemoinho que se forma no liquidificador até dar o ponto de maionese. Desligue o liquidificador e mexa, torne a ligá-lo e acrescentar mais óleo até que endureça de novo, repita o processo até quando você ligar o liquidificador, a maionese não se mova.(A maionese fica rala muitas vezes por isso, achamos que ela está no ponto, mas se formou uma grande bolsa de ar no liquidificador embaixo, desligar o liquidificador serve para tirar o ar e batê-la até a consistência ideal). Adicione o sal só no fim, pois o sal desanda a maionese se colocado no começo.

Misture a maionese com o molho que foi reservado na geladeira. Sirva gelado.



Considerações finais: Caso o churrasco/ a comemoração seja extensa e preferirem trocar a maionese caseira(por conta do risco de contaminação por salmonella), façam maionese de leite. A receita é a mesma, só troca os dois ovos por 1 copo americano de leite gelado.

Bom apetite! biggrin



-- Edited by Thais Leal on Thursday 15th of July 2010 06:02:12 PM

-- Edited by Thais Leal on Thursday 15th of July 2010 06:02:47 PM

__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard