Login de Membros
Post Info TOPIC: Sabão - Passo a Passo


Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1645
Data:
Sabão - Passo a Passo
Link permanente  
 


(Receita de Luiz Felippe C. Melo)

- 4 litros de água (temperatura ambiente a morna - não quente)
- 1 Kg de soda cáustica
- 4 litros de álcool
- 4 Kg e/ou litros de gordura*
- ervas (opcional)**

1. Para fazer o sabão, use um balde de plástico, alumínio NÃO SERVE.
2. Colocar os ingredientes na ordem citada (cuidado com o vapor que sobe na hora que coloca a soda).
Vá colocando sem muita "frescura". Só comece a mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente. Mexa com um pedaço de pau comprido. Deixe todos os ingredientes à mão; é importante respeitar a ordem e a continuidade.
3. Depois de misturar todos os ingredientes, ir mexendo, mexendo, mexendo... se cansar, peça para alguém ajudar a mexer, não pode parar.
4. Chega um momento em que ao levantar o pau do balde começa a se formar um fio, daí chegou no ponto. Esse tempo varia de acordo com a gordura, temperatura, marca da soda... poder ser de 10 min até meia hora (+ -).
5. Coloque o sabão em uma bacia preferencialmente retangular, baixa e larga, também de plástico. Descanse de 12 à 24 horas (não mais que isso porque depois disso fica difícil tirar da forma).
6. Vire a bacia (a forma) em uma superfície lisa e corte os pedaços de sabão com uma faca grande. Descanse diversos dias antes de usar.
7. Para armazenar, deixe numa caixa de papel até que comece a cristalizar ao redor das barras (+ - 1 mês); então coloque em sacolas de plástico para não secar demais.


Dicas

* Essa receita para mim (para o Luiz Felippe) cerca de R$25,00, e com esse valor tenho sabão por aproximadamente 7 meses. Econômico, não!? E uso para lavagem de roupas, louça e limpeza da casa. Tenho usado inclusive na lava-louças e até agora não estragou a máquina, conforme diz o manual que deve-se usar somente aquele sabão especial e caro, só que tem que usar bem pouco (1/2 colher de sopa do sabão ralado) senão faz muita espuma. E, também começei a usar na lava-roupa. É muito bom!

*GORDURA
A receita original pede banha de porco, mas dá para fazer o sabão com gorduras em geral. Conforme vai fazendo frituras, coe e guarde os restos de óleo e complemente com banha, se não tiver quantidade suficiente. A banha deve estar aquecida, não demais, somente até que se torne líquida. Pode ser também somente com óleo.

ERVAS

Se quiser pode adicionar à água alguma essência ou fazer um chá forte, tipo alecrim e usar em substituição da água, mas o cheiro não dura muito tempo.



__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard