Login de Membros
Post Info TOPIC: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...


Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 2088
Data:
Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Vi essas dicas nesse blog:www.lacucinetta.blogspot.com....achei interessante e muito útil.
Espero que gostem. Estou colocando na íntegra.

1 - LEIA A RECEITA INTEIRA: antes sequer de separar os ingredientes, leia a receita de cabo a rabo. Muitas não deixam claro na lista de ingredientes que um mesmo elemento deve ser, por exemplo, dividido para ser usado em etapas diferentes. Por isso é importante ter certeza de que a receita inteira está bastante clara para você, antes de começá-la. Também é comum começarmos a cozinhar e apenas no final percebermos que não temos determinado utensílio, forma ou ingrediente que não está listado no começo. Evite isso.


2 - COMECE PELO BÁSICO: mesmo que você não seja fã dos bolos simples para chá, eles são básicos, e são ótimos exemplos de técnica. Se souber fazê-los, fica fácil partir para um marmorizado, de chocolate e depois com cobertura ou mesmo recheio. Um degrau de cada vez. Domine uma técnica antes de partir para algo mais difícil.


3 - A FORMA CERTA: se a receita pede por uma forma redonda de 23 cm, com 15cm de altura e um furo no centro e você não a tem, das duas uma: ou saia e compre uma ou não faça a receita. A função da forma não é apenas estética: seu tamanho e formato influenciam na ditribuição de calor e no modo como a massa cresce e assa. A forma errada pode resultar num bolo queimado, meio cru, desigual ou numa baita sujeira no chão do forno. Algumas adaptações são permitidas: 1cm a mais ou a menos não faz tanta diferença; e se pedem uma forma de 20x10cm e você tem uma de 21x9cm, é claro que o comprimento compensa a largura, mas apenas em casos sutis com esse. É por isso que sua avó tinha um zilhão de formas diferentes embaixo da pia (e eu adoro comprá-las).


4 - UNTE A FORMA: observe as instruções da receita, se pede-se para untar com manteiga e farinha, apenas com manteiga ou óleo, se deve-se forrar com papel manteiga e se esse papel deve ser igualmente untado e enfarinhado. Diferentes modos de untar são usados para diferentes tipos de massa. Algumas precisam de superfícies gordurosas para crescerem, outras são pegajosas e precisam da farinha para manterem-nas afastadas da forma; outras necessitam do papel-manteiga para não queimarem e serem desenformadas mais facilmente.


5 - QUANTIDADES EXATAS: doces em geral dão pouca margem à adaptação. Alguns gramas a menos de fermento e seu bolo pode virar um biscoito. Use colheres medida (as de plástico custam menos de 5 reais o conjunto) e uma jarra com graduação para xícaras e mililitros. Recomendo ainda que se tenha uma balança de cozinha (existem modelos de menos de 60 reais). A não ser que se especifique o contrário, as medidas de colheres e xícaras costumam ser exatas (no caso de ingredientes secos, encha o mais que puder e passe o dedo para nivelar e deixar a superfície lisa, mas sem apertar o conteúdo).


6 - INGREDIENTES EXATOS: não adianta adaptar. Se a receita pede por açúcar de confeiteiro, por mais que eu deteste produtos refinados com química, você tem que usar açúcar de confeiteiro. No entanto, o açúcar cristal orgânico claro (o da Native é mais fininho) funciona maravilhosamente bem no lugar do açúcar branco comum, até mesmo para bater chantilly. Limões sicilianos devem ser limões sicilianos, açúcar mascavo é açúcar mascavo, cacau em pó é cacau em pó. Não ache que dá prá substituir o cacau pelo chocolate em pó, o óleo de girassol pelo de soja (aliás, NUNCA use óleo de soja para bolos, pois seu gosto é forte demais).


7 - PENEIRE: sempre peneire os ingredientes secos. Isso evita que a massa fique empelotada e deixa-a mais leve. De preferência peneire farinhas, sal e fermentos juntos, para que se misturem uniformemente e espalhem por igual na massa.


8 - ADAPTAÇÕES: sim, você mora sozinho e não quer assar um bolo para dez pessoas. A maioria das receitas pode sim ser dividida por dois ou mesmo multiplicada por dois. Mas lembre-se: se diminuir a receita do bolo pela metade, a forma deverá ser também a metade (NUNCA metade da altura, e sim comprimento e largura), e o tempo de forno deverá ser menor. Não necessariamente metade. Mas você terá de ficar de olho no forno de 15 em 15 minutos para ver o que está acontecendo, se é preciso diminuir a temperatura, deixar mais tempo ou retirar. Se tiver sucesso, anote exatamente o que fez em seu caderno de receitas ou no livro, ao lado da receita original.


9 - TEMPERATURA: manteiga, ovos e leite, a não ser que se especifique o contrário, devem estar em temperatura ambiente. Ou seja, a manteiga deve afundar se você enfiar-lhe o dedo. Não derreta a manteiga, ou ela não chegará à consistência adequada. Se a receita pedir que se separe gemas de claras, faça isso assim que tirar os ovos da geladeira, pois eles separam mais facilmente se gelados. Mas deixe que as gemas e claras voltem à temperatura ambiente antes de começar a receita. Em receitas que se faz creme com a manteiga e açúcar e depois se incorpora os ovos, se estes estiverem gelados, farão com que o creme de manteiga talhe, criando bolinhas separadas do líquido. Se isso acontecer, pare de acrescentar os ovos e bata bem até que o creme fique homogêneo e liso novamente.


10 - FORNO: a não ser que especificado o contrário, sempre pré-aqueça o forno. Ligue-o na temperatura pedida e então comece a preparar o bolo, tendo já a forma untada esperando. Quando colocar o bolo no forno, feche a porta com delicadeza. Quase todas as receitas são feitas na grade do meio do forno; e você deve posicionar a forma bem no centro dela. Coloque um timer ou despertador para 5 minutos antes do tempo pedido para verificar o bolo, já que fornos diferentes de comportam de formas diversas. NÃO ABRA A PORTA ANTES DE DAR O TEMPO PEDIDO, ou o ar frio de fora pode fazer o bolo afundar. Se o bolo já estiver dourado muito antes do tempo, seu forno é forte demais. Diminua a temperatura para o mínimo e espere até dar o tempo certo. Se já deu o tempo e o bolo cresceu bastante mas não começou a dourar, seu forno é mais fraco, então diminua um pouco a temperatura e verifique de 5 em 5 minutos se ele dourou o suficiente. Quando a cozinha se enche de cheiro de bolo, geralmente ele está perto de estar pronto. Quando der o tempo e ele já estiver com cara de pronto, abra uma fresta do forno suficiente para passar seu braço sem se queimar e espete uma faquinha fina ou um palito de churrasco bem no meio. Se ele sair seco e limpo, pode desligar tudo e retirar o bolo.


11 - COBERTURAS E RECHEIOS: a não ser que especificado o contrário, o bolo deve estar completamente frio. Desenforme-o, prepare a cobertura e derrame sobre ele, espalhando de modo uniforme com uma espátula longa de confeiteiro. Se for recheá-lo, use a faca mais comprida que tiver, posicione-a no meio do bolo completamente paralela à mesa ou pia, e corte-o em um movimento regular e de uma só vez, sem virar o bolo. Com a ajuda da mesma faca ou uma espátula longa de confeiteiro (ou mesmo com um fundo removível de forma), retire a parte de cima e deixe num prato ao lado. Passe um pincel na superfície cortada da parte debaixo do bolo, para tirar migalhas. Espalhe o recheio uniformemente, alisando-o com a espátula para que fique nivelado e volte a parte de cima do bolo. Aperte-a ligeiramente, para que assente bem e espalhe a cobertura.


12 - TÉCNICAS: existem dois tipos de método para bolos, o creme e a espuma.

CREME: bate-se a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar comum ou de confeiteiro até que ele fique amarelo claro quase branco e bem leve em textura. Acrescenta-se os ovos inteiros, um a um, batendo bem até que fique liso. O creme tende a ficar mais fofo nessa parte. Costuma-se acrescentar aromatizantes (baunilha, casca de limão, etc) nesse estágio. Acrescenta-se os ingredientes secos (farinhas, sal, fermentos) previamente peneirados. Se em batedeira, usar a velocidade mais baixa. Se à mão, usar uma espátula ou colher e incorporar devagar, até obter uma textura lisa, sem grumos. Bater demais nessa etapa impede o crescimento do bolo. Se houver um ingrediente líquido, como leite, intercale-o com os secos (1/3 do seco, misture até ficar liso, 1/3 do líquido, misture até ficar liso, e assim por diante, começando sempre com o seco). Se houver qualquer complemento, como frutas frescas ou secas, nozes, sementes, cascas, etc, eles serão delicadamente incorporados com uma espátula agora. Derrame na forma e com as costas de uma colher, espalhe até deixar a superfície por igual. Coloque no forno.

ESPUMA: Ao invés da manteiga, costuma-se começar com as gemas, batendo-as com o açúcar até virarem um creme espesso e volumoso, amarelo-claro, formando ondas na batedeira. Depois de batidos ovos, gemas ou claras, não pare a receita, pois eles tendem a perder o volume se descansarem. Quando atingir a consistência desejada, passe para a próxima etapa imediatamente, pois bater em excesso também pode fazer com que eles comecem a perder o volume e isso é irrecuperável e afetará a estrutura do bolo. Junte os ingredientes secos aos poucos, misturando à mão ou na velocidade mais baixa da batedeira. Adicione outros ingredientes, como manteiga e aromatizantes. A manteiga deve estar derretida e morna (não quente!) para ser incorporada mais uniformemente. Misture os aromatizantes (como essências, cascas ou sucos) na manteiga, óleo ou outro ingrediente líquido pedido antes de adicioná-la à massa. Misture com cuidado até ficar homogêneo. Se tiver de misturar as claras em neve, bata-as agora, até ficarem firmes e formarem picos. Junte aos poucos, mexendo com uma espátula em movimentos círculares que puxem desde o fundo da tigela até a superfície, sem pressa. Coloque a massa na forma, alisando a superfície com uma colher. Coloque no forno.


Caso a receita seja feita no processador de alimentos, siga exatamente os passos descritos na receita. Se ele for de liquidificador, misture primeiro os ingredientes líquidos, até ficar homogêneo e depois vá acrescentando os secos, às colheradas, pulsando, para não sobrecarregar o liquidificador e garantir uma massa uniforme. E, claro, se mesmo depois disso, aquela receita de bolo de chocolate continuar indo para o lixo, desista (agora sim), pois o problema não é seu, mas da receita. Infelizmente existem livros mal feitos, com erros de tradução, erros de revisão, ou mesmo cujas receitas não foram testadas. Arranje um livro melhor e bom apetite.

__________________
*Simone*


Assistente de Chef de cozinha

Estado: Offline
Mensagens: 3534
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Este tópico ficou meio perdidinho, mas é perfeito! Não li de cabo a rabo, só acrescento uma informação: em bolos, a farinha de trigo deve ser misturada sem bater para não desenvolver o glúten.

__________________

Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.



Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1739
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Será que a Vanessa já leu isso?
hehehe

__________________
www.bdebolo.com.br



Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 2700
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Pois olha, o tópico certo para quem vai testar um bolo com pasta......euuuuuuuu!!!!!!!

Bigadu Tite por resgatar o perdidinho....eheheheheh

__________________

Sem Stress!!!!!!

Malunew



Assistente de Chef de cozinha

Estado: Offline
Mensagens: 3534
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Mais uma dica: nunca coloque massa além de 3/4 da forma para evitar o risco de transbordar.

Maluga: são regrinhas básicas para qualquer tipo de bolo.

__________________

Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.



Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 2700
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Essa eu já aprendi....eheheheheh.....na prática....meu primeiro bolo (tinha 09 anos) transbordou todinho porque eu achei que tinha de colocar massa até a borda, assim ele ficaria do tamanho que eu queria....ninguém tinha me dito que o fermento fazia crescer....ahahahahah

__________________

Sem Stress!!!!!!

Malunew



Administrador

Estado: Offline
Mensagens: 8209
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Ahhh dona Cris!
Meu problema com bolos é gravíssimo!
Nem untar a assadeira eu consigo! Juro que eu tento untar tudim tudim, acho que tá o ó do borogodó e quando coloco farinha descubro um ponto sem untar! hahahaha

Mas de vez em quando eu me arrisco... apesar de que os muffins são tão mais práticos! hahaha

__________________

Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"



Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1739
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


A Vanessa voltou!!!!
A Maria Sem Tempo foi embora de vez? hehehe
Concordo com vc, muffins são do caramba mesmo... desde que comecei a fazer muffins, nunca mais fiz um bolo pro café... rsrsrrs

__________________
www.bdebolo.com.br



Administrador

Estado: Offline
Mensagens: 8209
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


ela está de férias... haha

__________________

Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"



Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 2700
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Acho que a Vanessa é mais prendada que a Maria Sem Tempo...eheheheh....descansar cozinhando é tudo de bom!!!!

__________________

Sem Stress!!!!!!

Malunew



Assistente de Chef de cozinha

Estado: Offline
Mensagens: 3534
Data:
RE: Seus Bolos Nunca dão Certo??! Dicas...
Link permanente  
 


Dica interessante para o bolo assar nivelado: enrolar tiras de pano umedecidas ao redor da forma antes de colocar no forno. Achei nesse blog com foto, ela usa pedaços de toalha: http://iammommy.typepad.com/i_am_baker/2010/12/how-to-bake-a-level-cake.html . Mas para quem quiser mais chiquetoso, tem da Wilton: http://www.wilton.com/store/site/product.cfm?id=3E30D620-475A-BAC0-592117323818A1AA&fid=08A6D98B-802D-F658-07186125C27FFDF8



__________________

Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.

Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard