Login de Membros
Post Info TOPIC: Qual o faqueiro ideal?
ane


Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1798
Data:
Qual o faqueiro ideal?
Link permanente  
 


Qual o faqueiro ideal?


Na arrumação de uma mesa, os talheres irão dar o acabamento final, adornando com sua beleza. Por isso, quando for recepcionar, leve em consideração o seguinte:






 

O faqueiro deve combinar com a louça, bem como com a decoração da mesa;




 
Ao comprar, prefira os faqueiros fabricados por fornecedores com tradição no mercado. Isso irá facilitar na hora de reposição de peças extraviadas, riscadas, manchadas ou que perderam o brilho;




 
Antes de comprar, verifique o formato e o peso das peças, pois alguns modelos podem apresentar desconforto no momento do uso. O ideal é que eles se ajustem perfeitamente às mãos e dedos;




 
Para o uso diário, prefiram os talheres avulsos mais simples e de boa aparência. Deixe o seu belo faqueiro para as ocasiões especiais ou mais formais;




 

As peças de um faqueiro podem ser fabricadas nos seguintes materiais:



- Prata de lei: São clássicos, luxuosos e não perdem a qualidade com o uso. Por isso, seu preço é mais elevado.


- Prata 90: Tem elegância, são muito bonitos e custam menos. Porém, perdem o brilho com o uso e necessitam de banho de prata para restauração.


- Aço Inoxidável: Práticos, fabricados com designs diferenciados e com preços mais acessíveis. Podem ser encontrados com cabos em plástico e acrílico transparente e de diversas cores, porcelana, deixando a mesa com jeito moderno, alegre e descontraído. Há opções em madeira e bambu para uso nas churrasqueiras ou mesas mais rústicas. Você sabe com quantas peças se faz um faqueiro? Pois bem, eis a lista ideal. Um faqueiro completo deve conter 130 peças:


- garfos: 12 de carne, 12 de peixe, 12 de sobremesa, 1 garfo grande de servir com dois ou três dentes), 1 garfo grande de cinco dentes para servir peixe e 1 garfo com três dentes curtos e largos para salada;


- facas: 12 de carne, 12 de peixe, 12 de sobremesa e 1 faca tipo espátula para servir peixe;


- colheres: 12 de sopa, 12 de sobremesa, 12 de chá, 12 de café, 1 grande para servir arroz e 1 para servir salada;


- conchas: 1 de sopa, 1 de molho e 1 de açucareiro


- 1 pá para tortas




 
Algumas pessoas, para economizar na compra, costumam optar pelas peças sem o estojo. O ideal é solicitar as caixinhas avulsas para acomodar separadamente cada dúzia de peças. Também pode-se optar por organizar o faqueiro em gaveta com divisórias, armazenando as peças por tipo e tamanho.




 
Fique atenta a questão da limpeza das peças. Não esqueça que a prata exige mais cuidados, devendo ser lustradas com tecidos de flanela e produtos especiais. Já as peças de inox têm conservação mais fácil, podendo ser limpas com água e sabão. Esponjas ásperas e produtos abrasivos são proibidos em qualquer material.




 
Após a limpeza, envolva os talheres com papel macios, flanelas ou feltros para evitar riscos e proteger as peças de pó. Evite guardar a caixa do faqueiro em locais de difícil acesso. O ideal é que ele fique sempre perto do local onde se costuma servir as refeições.




A seguir, algumas dicas importantes para o uso dos talheres nas refeições.




 
Os convidados deverão usar os talheres que estiverem mais distantes do seu prato, à direita e à esquerda, pois eles são colocados na mesa, de fora para dentro, de acordo com a seqüência em que os pratos do cardápio forem servidos. A colher e o garfo, acima do prato, são para a sobremesa.




 
Para os destros, a colher de sopa segura-se sempre com a mão direita, com o cabo apoiado nos dedos polegar, médio e indicador, o anular e o mínimo apoiados na palma da mão, assim meio escondidinhos. Ao tomar sopa em prato fundo, o convidado deve movimentar a colher em direção à borda mais distante. Assim, quando for levar a colher à boca, se pingar sopa será dentro do prato e não na roupa. Para sorver a sopa, o convidado deve deixar a colher um pouco de lado, não tomando a sopa pela ponta do talher, tal qual se toma remédio;




 
O garfo para peixe tem dentes mais largos e a faca para peixes é sem fio, mais parecendo uma espátula, pois a carne de peixe nunca é cortada, sendo apenas destacadas pequenas porções seguindo a direção da fibra. As espinhas devem ser deixadas à parte, no canto do prato.




 
Suflês, fricassés e peixe servido em pedaços só se comem com o garfo na mão direita. Ao comer com os dois talheres (garfo e faca), porém, o garfo fica na mão esquerda com os dentes apoiados no prato e a faca de peixe na direita como quem pega uma caneta;




 
Só existe um modo de usar a faca e o garfo juntos: faca na mão direita e o garfo na esquerda. Como é preciso mais força para cortar a carne com a faca de fio, o convidado deve pegar a faca com o cabo apoiado dentro da mão direita. Não se deve colocar o dedo indicador sobre a lâmina, exceto quando o design da peça for de cabo curto. Ao cortar a carne, não deve-se segurar o garfo na vertical. Não é elegante ziguezaguear, usando a faca na mão direita para cortar e passar o garfo para a esquerda à toda hora. De preferência, o convidado deve comer com os dois talheres.




 
O convidado deve segurar o garfo com a mão esquerda e levar o alimento à boca com os dentes do garfo para baixo para não ferir a boca, desde que esteja comendo com a ajuda da faca, que fica sempre na mão direita. A carne deve ser cortada a cada vez que for comer e não todos os pedacinhos de uma só vez, para depois deixar a faca descansando.




 
Não se deve beber segurando um talher. Também não se deve gesticular com um talher na mão. São pecados mortais contra as boas maneiras. Se o convidado estiver falando, deve deixar a faca à direita e o garfo à esquerda, no prato, sem que os cabos toquem na mesa, o garfo por cima da faca. Assim, o garçom verá que o convidado ainda não terminou a refeição.




 
Não se come talharim com colher. O convidado deve enrolar pacientemente a massa no garfo que fica em diagonal sobre o prato. Em seguida deve partir com o próprio talher, os fios que ficarem sobrando.




 
Ao terminar de comer, o convidado deve alinhar a faca e o garfo no prato, a faca à direita do garfo e com o fio para dentro.

__________________


Iniciante

Estado: Offline
Mensagens: 1
Data:
Jogo de talheres
Link permanente  
 


Ane, parabéns pelo post!

Muito completo e bem explicativo. Nem deu pra deixar dúvidas.

Alias, fiquei com uma: Queria comprar um aparelho de jantar e um jogo de talheres que suporte todas as necessidades da etiqueta. Então fiz uma pesquisa na internet mesmo e encontrei esse site: http://www.mobly.com.br/utilidades-domesticas/jogos-de-talher/

Tem alguma marca especial pra esses talheres?



__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard